LEI 1 – Faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores. Querendo agradar ou impressionar, não exagere exibindo seus próprios talentos ou poderá conseguir o contrário – inspirar medo e insegurança. Faça com que seus mestres pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará a ápice do poder.
É de se esperar que as pessoas ao seu redor sintam-se ameaçadas e inseguras quando você começa a expor seus talentos, porém isso não deve tornar-se uma preocupação, você não pode passar a vida preocupando-se com os sentimentos dos outros. Mas quando é alguém acima de você então deve tomar outra abordagem, tratando-se de poder, brilhar mais do que o mestre talvez seja um grande erro. É comum e uma falha pensar que você estará agradando o mestre exibindo os seus dons e talentos. Ele pode até fingir apreço, mas na primeira oportunidade irá te substituir por alguém menos brilhante, menos ameaçador. Claro que ele nunca irá admitir a verdade, mas arranjará uma desculpa para livrar-se da sua presença.
Mas você pode brilhar mais do que ele sendo apenas você mesmo e mantendo o charme e a graça. A lição é simples: se não for possível evitar ser charmoso e superior, você deve aprender a evitar essas pessoas vaidosas. É isso, ou descobrir um jeito de apagar as suas boas qualidades quando estiver na companhia do mestre.
Lembre-se do seguinte: não considere garantida a sua posição e jamais deixe que um favor recebido lhe suba à cabeça.
Esta é uma lição que as estrelas do céu nos ensinam – elas podem ser aparentadas com o sol, e tão brilhante quanto ele, mas nunca aparecem em sua companhia. (Baltasar Gracián, 1601-1658).
Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As 48 Leis do Poder”.
muito sabio
CurtirCurtido por 1 pessoa