AS 48 LEIS DO PODER

Não confie demais nos amigos, aprenda a usar os inimigos.

LEI 2 – Cautela com os amigos – eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel do que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais o que temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los.

É natural querer empregar os amigos quando você mesmo está passando por dificuldades. Além do mais você os conhece, então pra que depender de um estranho se você tem um amigo à mão? O problema é que nem sempre se conhece o amigo quanto se imagina.

Quando você decide contratar um amigo aos poucos vai descobrindo as qualidades que ele(a) estava escondendo. Curiosamente é seu ato de bondade que desequilibra tudo. E afinal, quando se contrata um amigo na maioria das vezes é porque é um amigo, não necessariamente porque merece. O dano vai surgindo aos poucos, um pouco mais de honestidade, lampejos de inveja e ressentimento aqui e ali e antes que você perceba a amizade se foi.

Guarde os amigos para a amizade, mas para o trabalho prefira os capazes e competentes.

Agora se possui inimigos, sempre que possível, faça as pazes e insista em colocá-lo a seu serviço, pois esses são uma mina de ouro que você deve explorar, os inimigos têm muito a provar.  Você destrói um inimigo quando faz dele um amigo.

Finalmente, o problema de trabalhar com amigos é que isso confunde os limites e as distâncias que o trabalho exige, porém em algumas ocasiões um amigo pode ser muito eficaz desde que ambos compreendam os perigos envolvidos. Fique sempre atento a qualquer sinal de perturbação emocional, tal como inveja e ingratidão. Nada é estável no reino do poder, e mesmo os amigos mais chegados podem se tornar os piores inimigos.

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As 48 Leis do Poder”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s