5AM CLUB, ARTIGOS COMPLEMENTARES, MOTIVAÇÃO

5am Club

Olá,

Você já ouviu falar do clube das 5h ou 5am club?

É um grupo seleto de pessoas que decidem, por conta própria, acordar às 5h da manhã.
São os chamados “high achievers” ou grandes realizadores. Grandes empresários como, Tim Cook (CEO da Apple), Robert Iger (da Disney), Richard Branson (da Virgin), Howard Schultz (do Starbucks) e Benjamin Franklin são alguns dos adeptos.
A ideia principal é ser produtivo, então, a minha sugestão é que você faça uma lista diária de atividades, e ao acordar, vá eliminando uma a uma.
Confesso que, não é nada fácil pular às 5h da cama, assim, por livre e espontânea vontade, mas os benefícios (tirando o sono que talvez você irá sentir durante a semana e que pode te fazer desistir) são muitos!
Pesquisei algumas vantagens daqueles que já são adeptos e vou te contar também como está sendo minha experiência.

IMG_3617

1 – A vantagem psicológica de já estar na ativa quando a maioria das pessoas ainda estão sonhando é indescritível, você sai na frente.

2 – Você começa o dia preparado, sem pressa, com tempo para colocar as ideias no lugar, sensação de eficiência e objetivos traçados, com certeza a sua produtividade aumenta.

3 – Reserve as duas primeiras horas do dia para você! Desligue o celular, a TV, rádio, etc… Permita-se meditar, pensar na vida, tomar um café tranquilo, ler um livro, essa dica é fundamental.

4 – Te permite aproveitar a paz e o silêncio, aproveite e escute o som dos pássaros, e se tem algo pra estudar, estude, é um momento muito produtivo onde sua mente está tranquila e serena.

5 – Você vai se sentir mais feliz e saudável. A sensação de estar no controle da sua vida é impagável, e quando você quiser poderá se dar ao luxo de acordar mais tarde, não ficando com peso na consciência.

Como programei minha lista de atividades semanal:

Primeiramente, comece dormindo mais cedo e coloque o despertador longe de você para que você possa levantar para desligar. Ah, uma música agradável no despertador também ajuda.
Meus horários de trabalho não são muito comuns, faço escalas variadas, então, em alguns dias executo as atividades de manhã e em outros a noite.

1 – Logo ao levantar, fazer um alongamento e exercício físico ajuda a despertar seu corpo (qualquer tipo de exercício é válido, esteira, bicicleta, pular corda, yoga, etc). Fazer exercício físico te dá um pique danado e ainda ficamos com a agradável sensação de “estou saudável e dever cumprido, posso fazer qualquer coisa do meu dia, afinal, o exercício físico já foi realizado”.

IMG_7686

2 – Tomar café com calma e ler um livro. Tire um tempinho pra relaxar, pensar na vida, se for o caso, fazer uma leitura, alinhar seus pensamentos e traçar algumas metas. Geralmente nesse momento surgem os insights.

IMG_3614

3 – Tire um tempinho pra checar e dar andamento em algo que você esteja estudando, um curso livre, uma faculdade, MBA, enfim, é sempre bom estar em busca de conhecimento.

IMG_3618

4 – Separei cerca de 1h por dia para fazer atividades domésticas, então, durante a semana, vou eliminando uma a uma e não fico muito cansada. No final de semana deixo os itens mais fáceis, como lavar roupa e passar roupa (o que no meu caso não é muito). A ideia é ter o final de semana livre para aproveitar momentos com a família e de descontração e descanso. Uma dica boa também é deixar previamente estipulado ou congelado os alimentos que você irá consumir durante a semana, dessa forma, não passará muito tempo na frente do fogão.

5 – Para o final de semana também reservo um tempinho pra cuidar de mim, fazer as unhas, cuidar da pele e cabelo, esse tipo de coisa.

6 – Duas vezes por semana faço Pilates ao sair do trabalho, isso completa a missão “exercícios físico” e tento fazer pelo menos uma vez por semana uma sessão de massagem terapêutica, ajuda muito a relaxar.

Com bastante disciplina, vontade e comprometimento você conseguirá executar várias tarefas por dia. É possível. Foque na organização e seja persistente.

Que tal tentar por alguns dias e quem sabe algumas semanas? Você consegue! 😉
Deixe comentários sobre a sua experiência!

Até breve, high achievers! 

12 comentários em “5am Club”

Deixe um comentário