O líder confiante é um “profeta” que viveu o passado, conhece o presente, e sabe o que virá pela frente; é um “cientista” que procura melhorar o padrão da sua oferta por meio da técnica; é uma pessoa que acredita naquilo que faz: tem fé!
Confiança tem a ver com visão. E a liderança pode ser incansável quando tem como fundamento uma “visão”. Qualquer empresário/líder de sucesso deve transmitir sua visão aos que vêm atrás. Ela é o fundamento da “missão”, que não é mais do que a elaboração operacional de visão. Como caçar a lebre? Esta é a missão. Mas como é mesmo esta lebre? Existe? Esta é a visão.
Tenha sua própria visão e corra atrás. Confie. Antes do final da tarde, a lebre será somente sua, pois os outros cachorros já terão voltado para casa. Eles nunca querem perder a ração das seis horas.
Os milagres acontecem depois das certezas.
Líderes que arriscam generosamente têm a virtude fundamental da confiança, que é o alicerce da sua perseverança.
Como se tornar um líder confiante?
Acredite em sua visão e exercite o seu olhar.
Tenha um tempo para você. Saiba que as grandes intuições nascem do ócio criativo. É bom ter um rito para isso, ou seja, um ritmo, que inclui um tempo e lugar predeterminados. Todo dia, das dez horas às dez e meia, sua família saberá que você está sentado na sua poltrona em meditação. É o seu santuário diário. É o respiro da alma. Seja uma pessoa de fé.
Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso“.