AS SETE VIRTUDES DO LÍDER AMOROSO, LIDERANÇA

O Líder Solidário.

Quer a fórmula do fracasso? 

Pense apenas no seu negócio. Seja egoísta. Use todos os recursos do planeta sem pensar na próxima geração.

Quer a fórmula do sucesso?

Pensar global e agir local. Isto é SER solidariedade.

A solidariedade não é um ato que se pratica, a solidariedade é SER solidário. Fazer, agir, sem esperar recompensas, ajudar as pessoas por prazer.

O líder solidário é alguém que “sabe cuidar”. Ele cultiva as pessoas, os relacionamentos, os ambientes, e a si mesmo. Existem basicamente dois modos de ser no mundo: o trabalho e o cuidado. Não é exatamente isso que vivemos todos os dias? Empreendedores têm a grande tentação de descambar para o Ser Trabalho, esquecendo que esta é somente metade de sua essência.

Precisamos transformar a Terra por meio de nosso trabalho, mas sem esquecer que somos transformados por ela através das leis antropológicas do Cuidado.

A modernidade tem este pé-de-barro. Organizou e funcionalizou as relações de produção e trabalho, mas se esqueceu que o Cuidado é essencial.

Com a invenção da máquina a vapor, um homem passou a ser capaz de fazer o que antes demandava quinze pessoas. A promessa era que com esse progresso haveria mais tempo para o divertimento. Ilusão. Hoje, um computador ocupa o lugar de centenas de pensadores, e os escravos destas máquinas geralmente trabalham muito mais do que os operadores das máquinas a vapor.

Chaplin profetizou esta realidade com precisão cirúrgica em seu clássico Tempos Modernos.

O líder está disposto a virar o jogo e garantir o Cuidado Solidário como dimensão essencial da vida.

Solidariedade é muito mais profunda do que um simples adjetivo bem aceito em qualquer campanha de marketing do tipo: gincana solidária, natal solidário… Após encher aquela caixa com agasalhos para o inverno dos necessitados, sentimos nossa consciência anestesiada pela sensação de dever cumprido. Errado. Solidariedade não é a retórica ou assistencialismo sazonal. É uma das virtudes fundamentais dos novos líderes de que o mundo precisa: eficientes e amorosos.

Como se tornar um líder solidário?

Evite a ilusão de querer ser um super-homem ou uma super mulher. Isto só funciona nos filmes. É preferível estimular o espírito de corpo e colocar todo mundo para “carregar o balaio”. Não o leve sozinho. Liderança não é isso. Você foi feito para solidificar o grupo. É agente de solidariedade. Este é o sinal do seu sucesso: um grupo coeso caminhando na direção da meta. Se estiver com dificuldade, um dia desses procure um necessitado e peça ajuda. Costuma funcionar!

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s