MOTIVAÇÃO

Motivação.

As pessoas agem e reagem de forma diferente, porque são únicas, exclusivas e singulares o que torna o homem fonte de seus atos, sendo essencialmente livre para fazer sua escolha em cada situação.

Esta liberdade é norteada pela consciência humana, e o comportamento é apenas a expressão observável e a consequência do mundo internalizado do homem, ou seja, todos os comportamentos são motivados e expressam o ser em sua essência.

Por essa razão, não existe previsibilidade no comportamento humano e, portanto, não se pode esperar um padrão de respostas a um dado conjunto de estímulos.

Primeiramente precisamos compreender que a motivação surge a partir de uma necessidade que é interna ao indivíduo.

É fundamental diferenciar necessidade de satisfação. A motivação vem das necessidades humanas e não daquelas coisas que satisfazem essas necessidades.

Satisfação é o atendimento de uma necessidade ou a sua eliminação. Na realidade, quanto mais intensamente motivada estiver a pessoa, mais baixo será o nível de satisfação associado com a necessidade em questão. Desta forma pode-se dizer que satisfação é a antítese do fator de motivação.

Com isso pode-se concluir que ninguém motiva ninguém, podendo apenas estimular.

Falando do âmbito profissional, motivação é uma força interna responsável pelo nível, direção e persistência do esforço despendido no trabalho. Ter indivíduos sempre motivados talvez seja o maior desafio de um líder de equipe.

Se considerarmos que a motivação é uma necessidade interna e não permite que o líder gere necessidade nos seus colaboradores, quais alternativas seriam então possíveis para criar um clima estimulador nas organizações?

Os verdadeiros motivadores são intrínsecos como o sentimento de realização, autoestima e de competência, por outro lado existem estimuladores e fatores de satisfação que podem criar a necessidade interna como remuneração e reconhecimento.

A satisfação no trabalho influencia as decisões das pessoas sobre trabalharem e permanecerem no atual emprego.

Mas e sobre a sua vida, no geral, como você é capaz de aumentar a sua motivação diária?

Primeira dica é Positivismo: Ser positivo é a melhor opção para motivar os outros ou a si mesmo. Veja sempre o lado bom em tudo o que te acontecer.

Comprometimento: Ser comprometido com os seus valores, suas metas e o seu propósito de vida te dará motivação para não desistir na primeira dificuldade.

Inspiração diária: Seja em um livro, em um vídeo, em um coach, ou mesmo na meditação, no silêncio dos seus pensamentos. Buscar a motivação em uma inspiração é a fonte para recarregar as energias.

Essas são só algumas dicas, existem várias ações que você pode buscar fazer no seu dia a dia para permanecer motivado. 😉

Fonte de pesquisa: MBA em Comportamento Organizacional – ESAB

***** Está em busca de aperfeiçoamento Profissional? Através do idioma Inglês você pode aumentar exponencialmente as suas chances de conseguir um novo emprego ou ser promovido! Aprenda inglês com aulas online ao vivo ou presencial através do Método Callan. Do zero a uma conversa 100% em inglês em menos de 1 ano.

Experimente uma aula grátis e comprove, acesse: https://lp.hugle.com.br/vista-experimental
Ou entre em contato através do whatsapp: (12) 3021-1227 *****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s