Um líder honesto, tem caráter e personalidade.
Ser honesto é um bom ou um mau negócio?
Alguns tem a resposta na ponta da língua:
-Se vivêssemos em um país sério, os honestos seriam ricos. Mas do jeito que as coisas andam, somente os desonestos é que conseguem levar a melhor.
Pode até ser verdade. No entanto, o líder que é honesto, é o líder que pensa na honestidade como o amor pelo bem comum. O que está em jogo é a verdade.
Para alguns, a verdade é uma elaboração pessoal. Cada um tem a sua própria verdade. Porém, este relativismo subjetivista não se sustenta. As coisas são o que são e honestidade consiste em reconhecer a realidade tal qual ela é, sem maquiagem nem distorções. Portanto, o líder honesto é acima de tudo uma pessoa realista e que não tem medo de encarar os fatos. Ele tem os pés no chão.
Os líderes desonestos preferem ficar reinventando a realidade a todo momento. Vamos ser sinceros, muitos procuram construir seus negócios sobre os fundamentos da mentira.
O pior é que uma mentira puxa a outra e no final o negócio todo está comprometido.
Ser honesto consigo mesmo é ter caráter. Reconhecer seus limites e ter consciência de sua realidade. Conhecer bem o seu potencial e não se iludir imaginando ser o rei da baixa-corte. É apenas dono de um negócio, e que vai muito bem.
A sinceridade anda junto com a honestidade. Dizem que a palavra “sincero” significa “sem cera”.
O matemático Malba Tahan afirma que a palavra “sincero” teria sido inventada pelos romanos, que fabricavam vasos com um tipo de cera especial. Algumas vezes esta cera era tão pura que os vasos ficavam transparentes e era possível distinguir os objetos no seu interior. Neste caso se dizia que o vaso até parecia “sem cera”. Por isso a sinceridade ficou conhecida como a qualidade das pessoas que são verdadeiras, transparentes, leais, honestas.
Ser honesto não significa dizer sempre toda a verdade a qualquer pessoa. Isto pode ser ingênuo e imprudente. Temos o direito a restrição, e a honestidade inclui outras virtudes, como o discernimento e a prudência. Por exemplo, a verdade dita em hora inoportuna para determinada pessoa pode provocar um mal maior.
Como se tornar um líder honesto?
Reconheça que a verdade vale mais do que as aparências. Invista na qualidade real de sua personalidade. Seja uma pessoa de caráter. Seja sincero e transparente. Fuja da mentira. Cultive a honestidade. Siga um Código de Ética. Seja uma pessoa confiável. Saiba como dizer a verdade, mesmo que isto signifique dizê-la aos poucos.
Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso”.