AS SETE VIRTUDES DO LÍDER AMOROSO, LIDERANÇA, LIVROS

O Líder Honesto.

Um líder honesto, tem caráter e personalidade.

Ser honesto é um bom ou um mau negócio?

Alguns tem a resposta na ponta da língua:
-Se vivêssemos em um país sério, os honestos seriam ricos. Mas do jeito que as coisas andam, somente os desonestos é que conseguem levar a melhor.

Pode até ser verdade. No entanto, o líder que é honesto, é o líder que pensa na honestidade como o amor pelo bem comum. O que está em jogo é a verdade.

Para alguns, a verdade é uma elaboração pessoal. Cada um tem a sua própria verdade. Porém, este relativismo subjetivista não se sustenta. As coisas são o que são e honestidade consiste em reconhecer a realidade tal qual ela é, sem maquiagem nem distorções. Portanto, o líder honesto é acima de tudo uma pessoa realista e que não tem medo de encarar os fatos. Ele tem os pés no chão.

Os líderes desonestos preferem ficar reinventando a realidade a todo momento. Vamos ser sinceros, muitos procuram construir seus negócios sobre os fundamentos da mentira.

O pior é que uma mentira puxa a outra e no final o negócio todo está comprometido.

Ser honesto consigo mesmo é ter caráter. Reconhecer seus limites e ter consciência de sua realidade. Conhecer bem o seu potencial e não se iludir imaginando ser o rei da baixa-corte. É apenas dono de um negócio, e que vai muito bem.

A sinceridade anda junto com a honestidade. Dizem que a palavra “sincero” significa “sem cera”.

O matemático Malba Tahan afirma que a palavra “sincero” teria sido inventada pelos romanos, que fabricavam vasos com um tipo de cera especial. Algumas vezes esta cera era tão pura que os vasos ficavam transparentes e era possível distinguir os objetos no seu interior. Neste caso se dizia que o vaso até parecia “sem cera”. Por isso a sinceridade ficou conhecida como a qualidade das pessoas que são verdadeiras, transparentes, leais, honestas.

Ser honesto não significa dizer sempre toda a verdade a qualquer pessoa. Isto pode ser ingênuo e imprudente. Temos o direito a restrição, e a honestidade inclui outras virtudes, como o discernimento e a prudência. Por exemplo, a verdade dita em hora inoportuna para determinada pessoa pode provocar um mal maior.

Como se tornar um líder honesto?

Reconheça que a verdade vale mais do que as aparências. Invista na qualidade real de sua personalidade. Seja uma pessoa de caráter. Seja sincero e transparente. Fuja da mentira. Cultive a honestidade. Siga um Código de Ética. Seja uma pessoa confiável. Saiba como dizer a verdade, mesmo que isto signifique dizê-la aos poucos.

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s