COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS, LIVROS

O grande segredo de tratar com as pessoas – Parte1 / Princípio2

Bem-vindo ao resumo do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Tentei extrair o melhor de cada capítulo e inserir comentários que possam contribuir para o fácil entendimento do conteúdo.

PARTE 1 – Técnicas fundamentais para lidar com pessoas.

“Aprecie honesta e sinceramente”.

Só existe um meio de conseguir que alguém faça algo. Você já pensou sobre isso? Apenas um único meio. E este meio é conseguir que a pessoa queira fazer.

Não existe outro caminho, existe? E eu estou falando da pessoa realmente querer fazer, e o único processo pelo qual posso conseguir que você faça alguma coisa é dando-lhe o que você quer.

O que você quer?

Segundo o autor do livro, quase todo adulto normal deseja:

Saúde e preservação da vida; Alimento; Repouso; Dinheiro e as coisas que o dinheiro pode proporcionar; Vida futura; Satisfação sexual; O bem-estar dos filhos; E uma sensação de importância;

O que quer você?

E quase todos esses desejos são satisfeitos – todos, menos um. E esse é o “desejo de ser importante”, esse raramente é satisfeito. Este desejo faz você querer usar roupas da última moda, dirigir os carros lançados mais recentemente e falar sobre os seus inteligentes filhos.

Muitas pessoas ficam até doentes em função do desejo de conquistar simpatia e atenção, e desfrutar um ar de importância. A história está cheia de exemplos de pessoas famosas lutando para se sentirem importantes.

Se muitas pessoas vivem tão desejosas de consideração que chegam a se tornar desequilibradas mentalmente, imagina que milagres poderemos realizar dando às pessoas uma apreciação honesta.

Um dos primeiros homens da área comercial nos EUA a receber um salário superior a um milhão de dólares anualmente (isso há muito tempo atrás), e para trabalhar em uma empresa de manufatura do aço do qual ele não entendia de aço mas foi contratado pela sua habilidade em tratar com as pessoas.

Vou deixar a foto dele aqui na tela… Seu nome, Charles Schwab. 

Charles Schwab Opens New Flagship Branch In San Francisco

E quando perguntado como ele fazia isso, ele disse:

“Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre os homens a maior força que possuo, e o meio mais eficiente para desenvolver o que de melhor há em um homem é a apreciação e o encorajamento”, disse Schwab. “Não há meio mais capaz de matar as ambições de um homem do que a crítica dos seus superiores. Nunca critico quem quer que seja. Acredito no incentivo que se dá a um homem para trabalhar. Assim, sempre estou ansioso para elogiar, se gosto de alguma coisa, sou sincero na minha aprovação e no meu elogio”.

Mas o que faz a média dos homens? Exatamente o oposto. Se não gosta de qualquer coisa, investe contra o subordinado; mas, se gosta, não diz nada.

E isso se repete em todos os tipos de relacionamentos. Há alguns anos, realizou-se um estudo sobre esposas que abandonavam os maridos, qual foi a conclusão a que se chegou? “Falta de reconhecimento”. E talvez o contrário levaria a mesma conclusão.

“O mal fiz uma vez, e nisso sempre falaram; o bem fiz duas vezes, mas nisso nunca falaram.”

No geral, nos acostumamos tanto com a presença das outras pessoas, que nunca lembramos de dizer o quanto as estimamos.

E em nenhum momento estamos falando de bajulação, estamos falando aqui de prestar uma sincera consideração, de apreciar honestamente.

E qual a diferença entre o elogio e a bajulação? É simples, um é sincero e a outra é falsa.

Pra terminar, vou deixar uma dica de como podemos iniciar esse hábito e inserir no nosso dia a dia o gesto de elogiar. É bem simples, em toda ocasião, com certeza, vai ter algo pra você elogiar sinceramente, basta olhar com mais atenção. Por exemplo, sempre que você for a um restaurante e a comida estiver maravilhosa, peça para o garçom transmitir seu elogio ao cozinheiro.

Ou quando no final de um dia de trabalho, que é quando as pessoas já estão cansadas, e alguém mostrar de uma gentileza incomum, não esqueça de mencioná-la.

Ou mesmo ao chegar em casa, e sua esposa ou marido, tenha preparado algo pra você, seja um jantar, ou apenas um suco, não esqueça de agradecer.

Todo ser humano deseja ouvir uma palavra que os valorize.

Você já agradeceu ou elogiou alguém hoje?

O ensinamento deste post: Aprecie honesta e sinceramente.

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s