COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS, LIVROS

Você não pode vencer uma discussão – Parte3 / Princípio1

Bem-vindo ao resumo do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Tentei extrair o melhor de cada capítulo e inserir comentários que possam contribuir para o fácil entendimento do conteúdo.

PARTE 3 – Como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo.

A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a”.

No livro o autor cita uma situação bem interessante, que me fez pensar bastante… ele diz que em certa ocasião, estava em uma festa, e acabou discordando de um senhor que dizia que a frase: “Há uma divindade que protege nossos objetivos, traçando-os como os desejamos” constava na Bíblia, mas ele tinha certeza que esta era de Shakespeare.

Saindo da festa comentou com um amigo que também estava na mesa onde a discussão surgiu, e enfatizou, que mesmo o tal senhor discordando, ele tinha certeza que a frase era de Shakespeare.

Foi quando seu amigo lhe disse: “Sim, eu também tenho certeza que é de Shakespeare, mas nós éramos convidados naquela festa. Por que provar a um homem que ele estava errado? Isso iria fazer com que ele gostasse de você? Por que não evitar que ele ficasse envergonhado? Não pediu sua opinião. Não a queria. Por que discutir com ele?”

E eu acabo de aprender esta lição, e espero conseguir ser mais sensata, empática, e relaxada em situações desse tipo.

Engraçada é a vida, quanto mais conhecimento você tem mais você tende a ser um discutidor, e isto faz com que você se sinta bem; discutir é bom, é altamente recomendado quando você tem liberdade pra isto, mas às vezes, não é necessário provar que estamos certos e sermos muito duros e argumentativos com as pessoas.

Analise a situação, verifique se a deixa foi dada, e mesmo que seja, tente não fazer o outro passar vergonha, se coloque no lugar dele antes de emitir suas palavras.

O autor chega a conclusão, que o único meio para conseguir o melhor numa discussão, é correr dela, pois nove vezes em dez, uma discussão termina com cada um dos contestantes convencido, mas firmemente do que nunca, de que está certo.

Ele diz que não podemos vencer uma discussão, porque se perder, perdeu mesmo, e, se ganhar, também perdeu. Isto porque, suponha que você triunfou sobre outra pessoa, e arrasou com seus argumentos. Você o fez sentir-se inferior. Você lhe feriu o amor próprio, e de qualquer forma, se alguém foi convencido contra a vontade, conservará sempre a opinião anterior.

“Quando você discute, inflama-se e se contradiz, você pode, algumas vezes, conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito, porque nunca contará com a boa vontade do seu oponente”. Benjamin Franklin

Ensinamento de hoje: “A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a”.

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s