Bem-vindo ao resumo do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.
Tentei extrair o melhor de cada capítulo e inserir comentários que possam contribuir para o fácil entendimento do conteúdo.
PARTE 3 – Como conquistar as pessoas a pensarem do seu modo.
“Se está enganado, reconheça o seu erro rápida e enfaticamente.”
Se você está errado, assuma que está errado, não adianta querer se defender de algo óbvio, ou seja, se sabemos que vamos receber de alguém alguma reprimenda, não é muito melhor nos adiantarmos e dizermos nós mesmos o que ela vai dizer? É mais fácil ouvir a autocrítica do que a condenação vindo da outra pessoa.
Existe certo grau de satisfação em se ter a coragem de admitir o próprio erro. Não apenas alivia a sensação de culpa e a atitude de defesa, como também com frequência ajuda a resolver o problema criado pelo erro.
Qualquer um pode procurar justificar seus erros, e muitos fazem isso, mas reconhecer suas próprias falhas, o que é muito raro, dá um ar de nobreza na pessoa.
“Se você errou, admita-o, rápida e enfaticamente”. Dale Carnegie
Quando estivermos com a razão, é possível convencermos os outros aos poucos e com toda a habilidade, conquistando-os a pensar como nós; quando estivermos errados – e isso acontecerá muitas vezes, se nos julgarmos com honestidade – reconheceremos nossos erros sem demora.
O autor diz que essa técnica não produzirá apenas resultados surpreendentes mas, acredite ou não, é muito mais interessante, em certas circunstâncias, do que uma pessoa tentar justificar seus erros.
Lembre-se do provérbio: “Pela luta, você jamais conseguirá muito, mas, pela condescendência, conseguirá sempre mais do que espera”.
Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.