LIVROS

Foco.

“Sem grande solidão, nenhum trabalho sério é possível.”
Pablo Picasso

Eu sou o tipo de pessoa que, necessariamente, precisa de um espaço de tempo no dia em silêncio, principalmente no dia a dia de trabalho, para que eu consiga me concentrar e ter foco. Tenho muita dificuldade em me concentrar em um ambiente com muitas pessoas transitando ou conversando. Por isso, separo algumas horas no dia para focar e, o restante das horas do “expediente”, tento executar atividades que não, necessariamente, necessite tanto da minha concentração total. Eu tento me organizar.

Para ter FOCO é preciso escapar algumas vezes no dia para CRIAR o foco.

Se você é colaborador de uma empresa, por exemplo, você pode tentar criar um espaço de foco, mesmo que seja durante uns 15 minutos durante seu horário de almoço ou, se tiver a possibilidade durante o expediente, pode ser feito também. A ideia é ficar sozinho(a). Tente encontrar uma sala para ficar em silêncio (sem eletrônicos, obviamente); a ÚNICA razão para fazer isso é PENSAR. Parar para pensar e focalizar. Dessa forma, você conseguirá voltar ao que estava fazendo tendo mais clareza.

Esse exercício de criar foco, é muito importante para conseguir abrir espaço para explorar uma centena de questões e possibilidades.

Que tal colocar na sua agenda o evento ‘foco’? Assim, você pode criar uma “desculpa” diária para poder pensar. Todos podemos aprender a criar mais espaço em nossa vida.

É um tanto triste saber que nós, muitas vezes, não conseguimos nos desligar dos eletrônicos, internet, e distrações que literalmente comem o precioso tempo do nosso dia e, principalmente, o nosso foco.

(…) Outro dia, um líder perguntou no Twitter: “Consegue se lembrar de como era ficar entediado? Isso não existe mais.” Ele tem razão. (…) É claro que, ninguém gosta de ficar entediado, mas quando abolimos toda oportunidade de nos entediar também abrimos mão do tempo que temos para pensar, processar e focar.

Uma dica é, comece com a disciplina e, com o tempo, você estará mais focado e de uma forma natural, através de um novo hábito implantado. Por mais ocupado que você se considere, sempre é possível arranjar tempo e espaço para pensar. E quanto mais ruidosa fica a situação, mais precisamos construir espaços silenciosos de reflexão nos quais consigamos realmente focalizar determinada questão.

Talvez, essa seja a prática que você precisa para até mesmo aumentar a sua produtividade.

Quantas vezes, você saiu de uma reunião, por exemplo, e arranjou uns minutos para refletir sobre tudo o que foi discutido? Ou mesmo tirou alguns minutos para se recarregar emocionalmente? Tudo é questão de adquirir foco, assegurar o controle do seu dia, em vez de ficar à mercê dele.

Espero que você seja capaz de criar espaço para se concentrar; e que isso possa te trazer mais qualidade de tempo, afinal, o nosso tempo é precioso demais para ser desperdiçado com coisas que não são essenciais.

Aprendizados do livro: Essencialismo de Greg McKeown

***** Está em busca de aperfeiçoamento Profissional? Através do idioma Inglês você pode aumentar exponencialmente as suas chances de conseguir um novo emprego ou ser promovido! Aprenda inglês com aulas online ao vivo ou presencial através do Método Callan. Do zero a uma conversa 100% em inglês em menos de 1 ano.

Experimente uma aula grátis e comprove, acesse: https://lp.hugle.com.br/vista-experimental
Ou entre em contato através do whatsapp: (12) 3021-1227 *****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s