AS SETE VIRTUDES DO LÍDER AMOROSO, LIDERANÇA, LIVROS

O Líder Paciente.

O líder paciente é alguém que desenvolveu a habilidade fundamental de fazer a coisa certa, do jeito certo, na hora certa. Em outras palavras, poderíamos dizer que ele tem o senso de oportunidade. Não é precipitado. Não precisa provar nada para ninguém. Sabe perder pequenas oportunidades para ganhar mares mais distantes. Uma de suas grandes virtudes é a esperança.

O líder paciente sabe que por vezes é necessário esperar. Compensações positivas valem o preço da espera. Todos acabam ganhando quando o negócio é feito com paciência. Ou se ganha, ou se ganha! Mas os apressados não entendem essa equação.

O líder paciente sabe que o tempo gasto em seu escritório para planejar não é inútil. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e descobrir os meios para alcançá-las. Para fazer isso de modo corporativo o líder terá que exercitar sua paciência em muitas reuniões. Se ele quiser fazer tudo sozinho, estará condenado ao fracasso. Mas nem sempre seus colaboradores entenderão as metas de longo prazo que exigem investimentos sem retorno no momento presente. Muitos foram criados na cultura do “aqui e agora”.

Mas lembre-se que a espera paciente é apenas uma forma de reservar as energias para o bote. E não pense que os pacientes são pessoas sem iniciativa. Na verdade são altamente agressivos. A espera os faz carregar as baterias e os enche de energia.

Respira funde e espere a hora oportuna. Acredite que a oportunidade virá. Seja um agente pacificador do ambiente onde você vive. Crie vínculos de cordialidade entre as pessoas. Conduza a empresa como um corpo coeso e harmônico. Não tenha medo de desaparecer e de até ser esquecido. A autonomia responsável e eficaz dos liderados é a glória do líder. E não se esqueça: invista todo tempo necessário para planejar!

Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s